social link youtube social link twitter social link facebook social link instagram

    logotipo mm


    patreon

    barra vermelha

    Personagens brasileiros, 2013


    Alguns tipos brasileiros que surgiram (ou só ficaram mais em evidência) com as marchas de junho no país:

    O incoerente de internet: apoia os manifestantes que portam cartazes com o dizer “Saímos do Facebook”, mas publica praticamente um comentário por hora sobre os protestos, em seu perfil na rede.

    O incoerente de passeata: brada contra o governo pedindo “passe livre” em ônibus, o que só poderia existir sob completa intervenção estatal no setor, com mais dinheiro de impostos – ou seja, mais governo.


    Publicidade


    O manifestante exaltado: criado por apresentadores de telejornais brasileiros, em substituição ao indivíduo que, tempos atrás, conhecíamos por “vândalo”, mesmo. O caráter politicamente correto do atual momento da humanidade contribuiu para o surgimento do personagem.

    O paranoico de direita: sua função é defender a tese de que o objetivo por trás das passeatas, inicialmente estimuladas por partidos de extrema esquerda, é criar uma convulsão social que desestabilizaria a elite política e permitiria a tomada do poder por parte desses partidos.

    O paranoico de esquerda: sua função é defender a tese de que o objetivo por trás das passeatas é criar uma convulsão social que permitiria a volta dos militares ao poder, do jeito que azelite quer. Isso porque, nas ruas, alguns integrantes levavam cartazes com a frase “O gigante acordou”, a mesma utilizada 50 anos atrás por manifestantes da Marcha da Família com Deus pela Liberdade (não se sabe se foram muitos cartazes na época, mas certamente não é só coincidência!).

    O cabulador das aulas de História: aquele que, nos primeiros dias de revolta, buscou justificar as depredações e a arruaça de parte dos manifestantes com a publicação no Facebook de uma foto da queda do Muro de Berlim. O cabulador das aulas de História não sabe que o contexto de 1989 na Alemanha era completamente diferente do de 2013 no Brasil, que o mundo não vive mais uma “guerra fria”, da qual o muro foi a maior representação, e que na noite de 9 de novembro de 1989 os “berlinenses-orientais” foram às ruas mais para comemorar a permissão, conquistada após pressionarem o governo, para cruzar livremente a fronteira para o lado ocidental, do que exatamente para “destruir” o muro, cuja existência de qualquer modo não fazia mais sentido. As placas grandes de concreto foram removidas dias depois, com escavadeiras, não com as picaretadas e marretadas que cidadãos, simbolicamente, deram (reportagens da época aqui e aqui). O cabulador das aulas de História também não sabe que os “berlinenses-orientais” saíram às ruas naquele novembro por estarem fartos de quase 30 anos de repressão, de não poderem ir e vir, de terem famílias divididas etc., e que os paulistas saíram às ruas em 13 de junho de 2013 por bem outras razões – e que os depredadores dentre esses, motivados por ideologia, atacaram patrimônio público e privado, não um símbolo político de opressão. O cabulador das aulas de História adora fazer comparações sem cabimento.

    A Globo: a que não costuma dar espaço às reivindicações dos manifestantes, mesmo tendo dedicado dois de seus programas jornalísticos ao fato e tendo, no dia 20/6, coberto ao vivo os protestos por mais de três horas, no que deixou de exibir duas telenovelas, produto dos mais rentáveis de seu catálogo.

    O tuiteiro orgulhoso: não apenas discorda da, por ele assim chamada, “mídia tradicional”. Também acredita que essa não deveria existir, cedendo lugar à “blogosfera” e às redes sociais.

    O jovem brasileiro versão 2013: não sabe muito bem o que está fazendo, não entende muito de política, de como funciona uma democracia, mas se orgulha de estar a tomar parte em um momento histórico. E quem o critica é imediatamente considerado um...

    ...Reaça: antagonista criado pelo jovem brasileiro versão 2013. Pode ser apenas um cético, um analista distanciado, um provocador intelectual, mas não importa: se não compartilha do mesmo pensamento do jovem brasileiro versão 2013, é reaça, além de chato, feio e bobo. Assim não brinco mais.

    O brasileiro típico: vai às ruas protestar contra a falta de ética na política, mas falsifica carteira de estudante para pagar meia-entrada, usa telefone do escritório para ligação pessoal, compra DVD pirata, mente no currículo, pega “carona” na rede wireless do vizinho e dá um dinheirinho ao policial para que ele o livre de uma multa de trânsito.


    lucas colombo assinaturaLucas Colombo

    Jornalista, professor, colaborador de revistas e cadernos de cultura, editor do Mínimo Múltiplo, organizador do livro "Os Melhores Textos do Mínimo Múltiplo" (Bartlebee, 2014).


    Mais de Lucas Colombo

    Receba a newsletter

    Joomla Forms makes it right. Balbooa.com

    Mínimo Múltiplo

    Porto Alegre - RS

    Rua João Abbott, 283/202
    Petrópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90460-150
    By iweb