social link youtube social link twitter social link facebook

    logotipo


    patreon

    barra vermelha

    On-line desde 2008, o Mínimo Múltiplo é um site com ênfase em jornalismo cultural. Nele tentamos ser “uma das ilhas de prosa civilizada no oceano de gritaria da internet”, como escreveu Sérgio Rodrigues no texto de orelha do nosso livro. Procuramos tratar de artes, ideias, comportamento e política sem subestimar a inteligência do leitor e com postura independente de tribos e patotas. Oferecemos artigos sobre atualidades, resenhas aprofundadas, ensaios, reportagens e entrevistas, além de blog, podcast e uma seção de ensaios fotográficos.

    No momento, somos cinco autores (Lucas Colombo, Paulo Polzonoff Jr., Lucas Barroso, Muriel Paraboni e Jeison Karnal), mas muitos outros já publicaram aqui; alguns ainda colaboram eventualmente. Explore o menu acima e conheça-nos.

    O editor é Lucas Colombo. As fontes de receita do site são Google Adsenses e doações de leitores.

    Para conversar conosco, mande uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse nossos twitter e Facebook.

    Cronologia

    2008: O site é inaugurado, em abril, com um evento na livraria Letras&Cia., de Porto Alegre. Tem como fundador e editor Lucas Colombo, que também é colunista, ao lado de, então, Leandro Schallenberger (também do RS) e Vássia Silveira (de SC).

    2009: Vássia deixa o site. Entra Flávio Aguilar (RS), que mais tarde se torna colunista internacional, quando passa uma temporada em Londres.

    2010: Ao fazer dois anos, o MM, enfim, leva suas discussões “para fora” da internet. Em parceria com a livraria Letras&Cia., promove uma série de bate-papos sobre cultura, política e comunicação – projeto Palavra Composta – e uma sequência de encontros com escritores – Nomes & Obras –, sob mediação do editor, Lucas Colombo (aqui, entrevista na TVE-RS).

    2011: Flávio encerra a coluna. Sucede-o Rafael Fais, de SP.

    2013: MM faz cinco anos. Como comemoração, sorteia entre os assinantes de sua newsletter exemplares do romance Virose, do colaborador Lucas Barroso (Lucas Colombo assina o texto de orelha). Logo depois, Barroso (RS) entra para o time de colunistas.

    2014: O site, mais uma vez, se “multiplica”: é lançada, no fim do ano, a coletânea Os Melhores Textos do Mínimo Múltiplo, pela editora Bartlebee. Organizada por Lucas Colombo, tem artigos dele e de outros colunistas e colaboradores, além de, a abrir as quatro seções do livro, fotografias de ensaios da seção Enquadramentos. O texto de orelha é do jornalista e escritor Sérgio Rodrigues.

    2015: Os Melhores Textos do Mínimo Múltiplo é muito bem recebido pela imprensa (aqui, entrevistas e comentários). Em junho, Caio Blinder indica-o no programa Manhattan Connection, da GloboNews.

    2018: MM completa dez anos. Para marcar a data, nasce de novo. Novo layout e novos colaboradores: entram Paulo Polzonoff (PR), Muriel Paraboni (RS) e Jeison Karnal (RS). Rafael Fais e Leandro Schallenberger passam a colaborar eventualmente.

    Receba a newsletter

    Joomla Forms makes it right. Balbooa.com

    Mínimo Múltiplo

    Porto Alegre - RS

    Rua João Abbott, 283/202
    Petrópolis - Porto Alegre/RS - CEP 90460-150
    By iweb